Que bom que você está aqui! Nestas páginas você conhecerá um pouco da história da Comunidade Batista em Moema, a CBMOEMA.

Começando agora, e até o mês de outubro, quando celebraremos nosso 10º aniversário, adicionaremos documentos, fotos e relatos. Nossa vida é como uma colcha de retalhos e cada um deles têm sua importância. É de grande valia criar condições para que as memórias emerjam e sejam preservadas. No Brasil, como em muitos outros países do mundo, muitos prédios históricos tombam (não são tombados!), muitas histórias de vida se perdem no tempo.

Sabemos que a história é memória, e este é um dos motivos de nossos esforços para que estes 10 anos sejam lembrados e relembrados. E assim, com todas as gerações que aqui convivem, faremos um tour de force trazendo à memória fatos e experiências que nos conduziram até aqui, para que possamos, daqui, continuar e caminhar com novas perspectivas.  Dessa forma poderemos praticar o que nos diz Jeremias: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Jr 3.22).

Venha sempre nos visitar, teremos novidades para você, narrando nossa história desde o projeto inicial até os dias atuais. São muitas pessoas envolvidas, muitas vidas transformadas, risos e lágrimas da concepção ao nascimento e crescimento deste projeto que começou no coração de Deus.

OBS: Se você quiser compartilhar alguma memória destes 10 anos da CBMoema, escreva e envie para a Marina (cbmoema@cbmoema.com.br), com como título “CBMOEMA 10 ANOS”.

2008

Um novo campus para a Igreja Batista do Morumbi

Pr. Lisânias Moura

Pr. Lisânias Moura

A história da CBMoema teve início em 2008, quando Lisânias Moura, pastor líder da Igreja Batista do Morumbi, desafiou sua liderança a desenvolver um projeto de descentralização da IBMorumbi pela cidade de São Paulo.

O intuito inicial era “replicar” a Igreja Batista do Morumbi em outros bairros da cidade, com a mesma programação e as mesmas mensagens. Ocasionalmente, os sermões poderiam até ser transmitidos em telões via Internet.

Havia, também, uma possibilidade de que esse projeto pudesse se transformar em uma igreja filha do Morumbi, como outras que já existiam. E, apesar de não ter sido essa a motivação inicial, foi para onde Deus nos dirigiu.

Em resposta ao desafio foi criado um grupo de trabalho que, sob a coordenação de Marcos Amado, à época pastor de Missões da IBMorumbi, estabeleceu um cronograma para a implementação do projeto e passou a estudar possíveis locais. Depois de algumas reuniões e análise de diversos dados, o bairro de Moema foi o escolhido. Alguns dos motivos para a escolha foram:

- Bairro relativamente novo, ainda em crescimento, mas com um número de moradores estimado na época em 75 mil pessoas;
- Poucas igrejas evangélicas no bairro;
- Público morador com características socioculturais semelhantes às do público da IBMorumbi;
- Grande quantidade de frequentadores da igreja residentes em Moema e nos bairros adjacentes.

Abaixo seguem trechos do documento inicial que norteou a criação da CBMoema:


Projeto Novo Campus IBMorumbi

1) Agenda
a) Macro-Objetivo: Levar a igreja a um contínuo envolvimento missionário e expansão, que cumpra o propósito de Deus para esta geração
b) Ações Estratégicas:

i) Plantar novas igrejas com o DNA da IBMorumbi em locais estratégicos.
ii) Investir 25% do orçamento da igreja em ações de expansão e missões.
iii) Desenvolver um programa de capacitação de vocacionados.
iv) Implantar um programa de desenvolvimento de líderes para atuar dentro e fora da igreja.

2) Objetivo Específico
Iniciar uma nova congregação (campus) da IBMorumbi dentro da cidade de São Paulo.

3) Justificativa
Queremos, como igreja, cumprir a grande comissão nos confins da terra, mas também em nossa Jerusalém. Por isso, há algum tempo a liderança da IBMorumbi vem considerando a possibilidade de iniciar uma nova igreja.

- Há vários bairros/regiões dentro da Grande São Paulo que não possuem igrejas com as características da IBMorumbi. Por isso, queremos ter na nossa cidade uma congregação que seja uma extensão da IBMorumbi e que reflita sua missão, visão e valores, criando, com isso, uma oportunidade para que pessoas de todas as classes sociais, mas principalmente as da classe média/alta, (composta, na sua maioria, por executivos e profissionais liberais) escutem a Palavra e adorem ao Senhor de maneira contextualizada e relevante.
- Uma nova igreja na cidade de São Paulo nos ajudaria a cumprir, pelo menos parcialmente, os objetivos e ações estratégicas da Agenda 2015 mencionados acima. Seria uma oportunidade ímpar para o treinamento de vocacionados e de novos líderes.
- Uma nova igreja possibilitaria que alguns dos nossos membros/frequentadores passassem a congregar nesta nova igreja, permitindo que nossa estrutura na “igreja mãe” fosse otimizada para atender à crescente demanda gerada por nossas atividades evangelísticas e pelo crescimento do número de habitantes na região do Morumbi e adjacências.

Pr. Marcos Amado

Pr. Marcos Amado

 4) Infra-estrutura e Localização:
Vários bairros de São Paulo são "bons candidatos" para o estabelecimento de uma congregação da IBMorumbi. Buscaremos o lugar mais adequado (opções: hotéis, auditórios de escolas, aluguel de um lugar amplo, etc.) no bairro escolhido que atenda às necessidades iniciais de uma nova igreja (estacionamento, auditório para a adoração e o ensino da Palavra, berçário, ensino infantil, etc.). Os principais bairros/distritos administrativos que devem ser considerados são:

- Bela Vista (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH-M: 0,90; Índice de Renda - IR: 0,81)
- Campo Belo (IDH-M 0,89 e IR 0,81)
- Consolação (IDH-M 0,92 e IR 0,90)
- Itaim (IDH-M 0,88 e IR 0,89)
- Moema (IDH-M 0,94 e IR 0,94)
- Jardim Paulista (IDH-M 0,94 e 0,94)

5) Estratégia Proposta - Igreja Multi-Local
Diferentemente do que a IBMorumbi tem feito até agora em seus projetos de plantação de igreja, nesta nova iniciativa estaríamos usando o conceito de "Igreja Multi-Local" (Multi-Site Church). Isto significa, basicamente, que desde o início a nova igreja não teria "vocação" de se tornar independente, mas sim a de ser sempre um campus, ou uma extensão, da IBMorumbi. Apesar de usarmos esta estratégia, nada impede que, no futuro, nas avaliações periódicas, cheguemos à conclusão de que seria melhor para o Reino que o novo campus seja uma igreja independente.

6) Definindo a Igreja Multi-Local
O que é uma Igreja Multi-Local? É uma igreja que se reúne em vários lugares -- salas diferentes no mesmo campus, lugares diferentes na mesma região, ou, em alguns casos, cidades, estados ou nações diferentes. Uma igreja multi-local compartilha a mesma visão, orçamento e liderança.

Ao que se parece uma igreja multi-local? Igrejas multi-local podem optar entre uma grande variedade de modelos. Para algumas igrejas ser multi-local significa somente ter cultos dominicais em diferentes lugares, sem atividades semanais; para outras, cada local tem uma ampla variedade de ministérios de apoio. Algumas igrejas utilizam sermões por vídeo ou transmissões diretas via satélite; outras oferecem ensino presencial. Algumas igrejas mantêm uma atmosfera e estilo de adoração parecida em todos os locais, enquanto outras permitem ou incentivam variações.

2009

Elaborando o conceito

No documento inicial, havia o seguinte cronograma proposto:

7) Cronograma:
a) Dezembro de 2008: discutir, modificar e aprovar o projeto inicial na equipe sênior.
b) Janeiro de 2009: discutir e aprovar o projeto no Presbitério.
c) Abril de 2009: primeira reunião da Equipe de Apoio, formada por membros da IBMorumbi.
d) Junho de 2009: início da comunicação com a igreja sobre o novo campus.
e) Junho de 2009: Com o apoio desta equipe, apresentar à equipe sênior:

i) Opções de locais
ii) Orçamento Inicial
iii) Estrutura Inicial
iv) Atividades iniciais e responsáveis

f) Julho de 2009: formalizar contrato para o uso do local (salão, hotel, escola, etc.)
g) Agosto de 2009: compra de equipamentos e de todo o material necessário para o início das atividades
h) Agosto de 2009: obras e adaptação do local (se for o caso)
i) Setembro de 2009: início das atividades

Do grupo de trabalho liderado pelo pastor Marcos Amado, participaram:

- André Saldiba
- Clauber Carrenho
- Claudio Duarte
- Elen Cunha
- Fabio Carrenho
- Heloisa Cruz
- Jorge Mendes
- João Marcos Vasconcellos
- José Roberto Mendes
- Giulliana Tessarin
- Marcos Amado
- Marcos Cunha
- Renato Lessa
- René Breuel

Reuniões de Planejamento:

Grupo de Comunicação:

Membros do Grupo de Trabalho:

Grupo de Logística:

O grupo de trabalho tinha, então, a seguinte missão:

8) Próximos passos da equipe:

- Definir estrutura física e ministerial;
- Definir perfil e nome do Pastor do Campus;
- Assinar contrato do local e adquirir equipamentos;
- Definir nome oficial;
- Definir equipe para os ministérios iniciais (infantil, louvor e adoração, recepção, finanças, PGs, logística de som, imagem e infra-estrutura e secretaria);
- Definir data do primeiro culto.

Depois de escolhida a localidade, no início de 2009 foi criado um Pequeno Grupo (PG) em Moema com a missão de agrupar pessoas para o projeto. Claudio Cesar Duarte, membro da equipe ministerial da IBMorumbi e morador do bairro, foi escolhido para liderá-lo. No salão de festas do prédio onde moravam, ele e sua esposa Denilma passaram a receber os participantes. Semanas depois o pastor Paulo Moreira e sua esposa Claudia juntaram-se ao grupo, passando a integrar o projeto.


Primeiras reuniões do PG de Moema:

Em outro trecho, o documento inicial descrevia uma proposta para o novo campus:

9) Como poderia ser um campus da IBMorumbi? Proposta Inicial:
a) Região: Moema/Campo Belo
b) Missão, Visão, Valores, Estratégia e Declaração de Fé: os mesmos da IBMorumbi (mesmo DNA)
c) Componentes essenciais. O novo campus deve oferecer:

i. Ensino Semanal da Palavra:

- Foco do ensino não é o púlpito (o que não significa que o púlpito não tem que ser forte);
- Púlpito desafiador e doutrinário;
- Pregação prioritariamente expositiva; Ensino Bíblico Dominical sistemático.

ii. Adoração/Liturgia:

- Os elementos do culto (louvor, avisos, ofertas, pregação, testemunhos, etc.) não seriam na mesma sequência em todos os cultos; pode haver, por exemplo, louvor no meio da pregação; ou, pregação no começo e louvor depois, etc.
- Oportunidade de dinâmica diferenciada na celebração da Ceia do Senhor
- Utilização de simbolismos cristãos
- Louvor de adoração/contemplativo mas também "educativo"; ensinar doutrina através da música
- Momentos "especiais" de leitura da Bíblia e oração
- Elementos visuais (incluindo a decoração) que estimulem a contemplação, adoração e reflexão
- Testemunhos, entrevistas, que estimulem a participação ativa do público
- Usar arte contemporânea (cinema, teatro, música, etc.)

iii. Cuidado Patoral:

- Menos pessoas; ambiente mais familiar.

iv. Comunhão:

- Culto mais participativo. Utilização do espaço de culto mais informal;
- PGs como fonte aglutinadora ministérios giram ao redor de PGs;
- Um coordenador de PGs-Moema, que responde ao Coordenador de PGs da IBMorumbi.

v. Atuação Externa: Evangelismo, Missões e Testemunho Social
vi. Líderes Qualificados
vii. Organização. Elementos sugeridos:

- Número máximo de frequentadores: 400 adultos;
- Grupos de louvor da IBMorumbi dirigindo louvor em Moema;
- A coordenação de ministérios feita na IBMorumbi. Conforme a demanda, ter um coordenador para Moema em cada um dos Núcleos: Devoção, Evangelismo, Expansão, Formação espiritual, Testemunho social, Gestão, Nova Geração, Pastoreio.

d) Liderança: um pastor responsável pelo campus, com uma equipe de liderança que teria pelo menos um de seus membros (além do pastor responsável) no Presbitério da IBMorumbi.
e) Administração: feita na IBMorumbi.
f) Atividades Semanais: devem expressar o DNA da nossa igreja, mas não precisam ser idênticas às atividades semanais da IBMorumbi.

- Envolvimento das pessoas do Campus nos eventos e atividades especiais, projetos missionários e sociais da IBMorumbi.

g) Horário do culto: domingo, às 11h, para cumprir o objetivo de aliviar a estrutura da sede.
h) Pregação aos domingos:

-  Opção (a): a pessoa que pregar nos três cultos da IBMorumbi pregaria no domingo seguinte no campus.
-  Opção (b): dois pastores preparariam a mensagem sobre um mesmo tema. Um deles pregaria na IBMorumbi e outro no campus.

Divulgação interna na IBMorumbi

Durante esse período, diversas ações aconteceram com o objetivo de chamar a atenção dos membros e frequentadores da IBMorumbi. Ficou marcada, particularmente, a ação de divulgação que aconteceu no hall da igreja, onde, ao final dos cultos, pessoas com camisetas pretas e com dizeres “Ame Moema” explicavam a visão missionária e distribuíram material informativo. Um grupo de aproximadamente 120 pessoas decidiu apoiar, pelo menos por um tempo, a plantação da nova igreja.

Marcador de Bíblia distribuído na IBMorumbi e sinalizador afixado nas maçanetas dos carros estacionados na IBMorumbi.

Flyer distribuído na IBMorumbi

Envio dos pioneiros

O presbitério da IBMorumbi indicou então Paulo Moreira e Claudio Cesar Duarte como líderes da Comunidade Batista em Moema. Em 29 de setembro de 2009, em um “culto de envio”, eles foram abençoados e oficialmente enviados para conduzirem a igreja que estava nascendo.

E a CBMoema foi ficando com um perfil diferente do inicialmente planejado. O projeto ganhou uma autonomia estratégica quase completa, devidamente aprovada pelo presbitério da IBMorumbi. Desde o início foi adotada uma linha ministerial própria, com liberdade para definir os temas de pregação e programa de ensino infantil e adulto.

 

Culto Inaugural

No dia 4 de outubro de 2009 aconteceu no Hotel Bourbon, na av. Ibirapuera, a celebração que marcou o início da Comunidade. Em um auditório para 750 pessoas completamente lotado, contando com a participação do coral e da orquestra da IBMorumbi, o pastor Lisânias Moura pregou naquela manhã.

A inauguração foi transmitida ao vivo para a igreja do Morumbi. O período de louvor aconteceu separadamente em cada local, mas na hora da mensagem a imagem captada no Hotel Bourbon foi apresentada no telão da IBMorumbi, de forma que todos puderam participar daquele momento histórico.

Alguns dos participantes do culto inaugural, no Hotel Bourbon

Boletim número zero da CBMoema – Culto Inaugural

Boletim número zero da CBMoema – Culto Inaugural

Primeiros passos

Nos primeiros domingos, bandas da IBMorumbi eram escaladas para ajudar no período de louvor da CBMoema. Tiveram papel importante nesse início da igreja: Kees Duvekot, na montagem de toda a estrutura; Fernanda Schimenes, no ministério Kids; Renata Mahseredjian, na escolha das músicas e ordem do culto; Glauco Neves, na área técnica de áudio e vídeo; João Marcos Vasconcellos, Iara Vasconcellos e Jacinto Mendes, no ensino de adultos; Cecily Saporito, na recepção.

Kees e Eliane Duvekot

Kees e Eliane Duvekot

Kees Duvekot

Kees Duvekot

Renata Mahseredjian e Fernanda Schimenes

Renata Mahseredjian e Fernanda Schimenes

Glauco Neves, Júlio Pardo e Lucas Freitas

Glauco Neves, Júlio Pardo e Lucas Freitas

Glauco Neves e Jacinto Mendes

Glauco Neves e Jacinto Mendes

João Marcos e Iara Vasconcello

João Marcos e Iara Vasconcello

Cecily Saporito, Fernanda Schimenes e Denilma Duarte

Primeiros cultos
Os primeiros cultos eram realizados alternadamente no Hotel Bourbon e no Hotel Quality.

Na CBMoema, criança é importante. E como!

Fernanda Schimenes

Desde o culto de formação da CBMoema, em 2009, temos um ministério que pensa especificamente nas crianças de 0 a 12 anos. Sabemos que, em última análise, é Deus quem faz a obra em nossas vidas. No entanto, Ele pode e quer nos usar nessa tarefa, e temos um papel importantíssimo como Igreja de Jesus.

No caso específico do Ministério Infantil, ele também visa auxiliar as famílias a transmitirem os ensinamentos bíblicos para que as crianças se tornem verdadeiras seguidoras de Jesus Cristo, e sejam inseridas na vivência de uma comunidade cristã. Sob a coordenação de Fernanda Schimenes, o ministério infantil “CBMoemaKids” tomou forma.

No CBMoemaKids, atuamos com turmas reduzidas e recursos simples, porém muito bem escolhidos e trabalhados. Apenas algumas vezes por ano, em geral quando há uma programação especial com um convidado externo, juntamos todas as turmas. As crianças são subdivididas em salas de acordo com a faixa etária. Há 6 grupos: 0 e 1 ano, 2 e 3 anos, 4 e 5 anos, 6 e 7 anos, 8 e 9 anos e 10 a 12 anos. Pode-se dizer que nossa marca é a colaboração das crianças em tudo o que acontece a cada domingo. Quanto mais participam, perguntam, descobrem por si e concluem, melhor.


Há também o grupo dos Adolas (13 a 17 anos). Aliás, vale destacar que o trabalho tem sequência e continuidade!

Pequenos Grupos

A CBMoema já nasceu para ser uma igreja de pequenos grupos, e assim, expandir a capacidade de pastorear seus membros e alcançar aqueles que, em primeira instância, não aceitariam o convite para participar de um culto em uma igreja, mas estariam abertos para uma reunião, uma discussão informal em uma casa ou em um lugar neutro, como uma cafeteria.

Desta forma, vários grupos, que chamamos de PGs, foram formados em diversos bairros de São Paulo, ampliando o alcance da CBMoema. Por exemplo, havia grupos de jovens solteiros, de jovens casais, de mulheres, de adultos em geral e, dessa forma iam agregando pessoas conforme suas afinidades e proximidade geográfica.

PG de Jovens

PG de Jovens

PG de Jovens

PG de Adultos

PG de Adultos

PG de Mulheres (Elas)

PG de Adultos

Divulgação no Bairro

Várias iniciativas para a divulgação da CBMoema foram feitas no bairro, como os seguintes folhetos, distribuídos nos edifícios e estabelecimentos comerciais da região.

 

Primeiros Boletins da CBMoema

Primeiro Natal na CBMoema

Em dezembro de 2009 tivemos a primeira celebração de Natal na CBMoema, contando com a participação de um grupo misto, ensaiado e regido por Sandra Stein.

 

2010

Centro de Treinamento e Discipulado

Em março de 2010 iniciamos as atividades do CTD, nome adotado pela IBMorumbi para a Escola Bíblica. Inicialmente, os cursos oferecidos eram os mesmos do currículo da IBMorumbi. Começamos com o curso de Bibliologia, seguidos por cursos de Princípios Bíblicos, Panorama do Antigo e Novo Testamentos, a Ciência e a Fé, e vários outros.

No dia 7 de março de 2010 Jacinto Mendes proferiu para toda a congregação a aula magna, inaugurando o ciclo de cursos que foram ministrados na CBMoema.

Primeiro Piquenique

Em 14 de agosto de 2010 realizamos nosso primeiro piquenique. Num dia muito frio, nos reunimos em um sítio em Itapecerica da Serra para um dia de recreação, comunhão, louvor e estudo da Palavra.

2011

A partir de 2011 a CBMoema passou a se reunir no Centro de Convenções Milenium, do Secovi, na Vila Mariana. O edifício abriga espaço para as reuniões dominicais da congregação, Escola Bíblica Dominical, CBMoema Kids em suas diversas faixas etárias, pré-adolescentes e reuniões de grupos específicos que acontecem na manhã de domingo.

O Retiro de Carnaval de 2011 foi no El Shadai Park Hotel, em Cabreúva, quando tivemos a participação do pastor Ary Veloso, da Igreja Batista do Morumbi, a quem ainda éramos filiados.

El Shadai Park Hotel, Cabreúva

Pr. Ary Velloso

Pr. Ary Velloso, Marcos e Rosângela Amado

Pastores Paulo Moreira, Ary Velloso e Marcos Amado

Comunhão, diversão e amizades

Comunhão, diversão e amizades

Comunhão, diversão e amizades

Comunhão, diversão e amizades

Programação para os pequenos

Lipe dirigindo o louvor no retiro

Lipe dirigindo o louvor no retiro

Culto no retiro

Estudos bíblicos

Boa comida

Boa comida

Boa comida

Culto ao redor da fogueira em 7 de março de 2011

Batismos

Em outubro deste mesmo ano, celebramos nosso segundo aniversário.

Sandra Stein dirigindo o coral

Acsa Junia Braga cantando com a banda de louvor

Culto de celebração com almoço

Culto de celebração com almoço

Culto de celebração com almoço

Pela primeira vez realizamos o evento Um Natal para Todos (UNPT), anunciando a mensagem do verdadeiro natal para pessoas de fora do nosso meio. Este evento veio a se repetir em anos seguintes.

2012

O retiro de carnaval de 2012 foi realizado em fevereiro, no Almenat Extensão Corporativa, Embu das Artes, com o tema “Do coração para a missão”.

Recebemos Nelson Bomilcar no dia 2 de julho, que trouxe uma meditação sobre o tema Adoração, e nos dirigiu em louvor com vários cânticos e apresentações de sua banda. Notem a presença do Eduardo Sider, Raquel e Felippe Figueiredo na banda, e da Leo Sider nos vocais.

Nelson Bomilcar

Leo e Eduardo Sider com Nelson Bomilcar

Felippe e Raquel Figueiredo

Raquel Figueiredo viria a assumir o ministério de música da CBMoema em Setembro de 2013.

Em outubro, um grupo de jovens profissionais e voluntários, liderados por Daniel Schimenes e pelo Netão, participa de uma viagem missionária para atuar em Cananéia, levando a mensagem de esperança e ajuda humanitária à população caiçara local.

No Natal de 2012, dando continuidade ao projeto Um Natal Para Todos, tivemos as tradicionais apresentações de corais de adultos e infantil na CBMoema, além de cantarmos em alguns hospitais e clínicas. Como parte do projeto, tivemos o “Miltirão”, um mutirão envolvendo os membros da CBMoema na doação e preparação de mil kits que foram distribuídos em uma comunidade carente da cidade de São Paulo. Os kits continham uma carta personalizada para cada criança, brinquedos, literatura evangélica infantil e um calçado. O conteúdo era adequado a cada faixa etária. Até as crianças participaram escrevendo cartas!

Apresentação do coral em 16 de dezembro de 2012

 

2013

Em 2013 mais uma vez tivemos nosso retiro de carnaval no Almenat.

 

O ministério ELAS reúne mulheres para o estudo da bíblia, oração e confraternização.

Tivemos a presença da Banda Cross dirigindo o louvor com o CBMoemaKids!

Em 3 de março de 2013 celebramos nosso culto de emancipação, quando oficialmente nos tornamos uma igreja filiada à Convenção Batista, independente da IBMorumbi. Assim, fechamos um ciclo de nossa existência e entramos em uma nova fase com características e desafios próprios. Com a presença de vários pastores, a congregação foi examinada pelo pastor Joelito Silva dos Santos, presidente da SUDOCAP.

Pastores Lisânias Moura e Paulo Moreira

Roberto Lessa

Pastor Marcos Amado

Pastor Marcelo Almeida

Pastor Paulo Andrade

Pastor Joelito Silva dos Santos

Dr. Bishara Awad é fundador e presidente emérito do Bethlehem Bible College. Pregou na CBMoema no dia 5 de maio de 2013.

Novamente realizamos o movimento Um Natal para Todos, em parceira com as igrejas Batistas do Itaim e da Vila Olímpia. Foi formado um coral combinado dos três grupos e realizadas apresentações nas três igrejas.