REDES MISSIONÁRIAS

Quem somos?

Somos cristãos que compreendem sua responsabilidade de anunciar a todos a mensagem salvadora presente nas escrituras, utilizando dos dons e talentos que o Senhor já nos deu para abençoar os próximos (e distantes) com mensagem e ações relevantes às suas necessidades.

O Ministério de Proclamação da CBMoema visa então fomentar na igreja local o despertamento missionário e transformar isto em movimentos de cooperação em torno da missão integral que podem atingir o bairro, comunidades urbanas adjacentes bem como outros povos e países distantes.

 

O que e por que fazemos?

Iniciamos nossos questionamentos com duas premissas levantadas pela Missão ALEF que direciona ações em contextos urbanos.

Primeiro, é preciso ter em mente o impacto da igreja. Nenhuma outra organização está tão presente na sociedade no cotidiano dos bairros quanto a igreja, que por ser detentora de tamanha capilaridade, tem indiscutível poder de penetração nos mais diversos redutos sociais, conhecendo as mazelas de sua população (sejam eles emocionais, psicológicos ou físicos).

Segundo, se faz necessário refletir sobre a ação real das igrejas. Por meio de uma comparação entre a notória presença das igrejas, nas comunidades e o impacto que produzem no ambiente físico, social e econômico, frustra expectativas missiológicas. Considerando que, embora o quantitativo de pessoas alcançadas pelo Evangelho possa até vir a ser expressivo, coletivamente as igrejas e seus membros não têm influenciado de forma efetiva na estrutura social das comunidades às quais estão inseridas.

Observa-se ainda uma ação individualizada de seus membros ou de ministérios que não interagem entre si, cooperando para a falta de unidade e para o não aproveitamento das potencialidades da igreja.

Diante da necessidade clara de que o mundo clama por um salvador e da análise dos desafios sociais que nos cercam, queremos como igreja unir esforços para agirmos e não apenas refletirmos sobre estes apontamentos.

Criamos então as REDES MISSIONÁRIAS que unem os cristãos para servirem com seus conhecimentos e práticas, criando projetos integrativos que unam diversas pessoas e saberes, visando anunciar o Evangelho e agir nas demandas sociais, seja de nosso bairro, cidade, estado, país, mas também primando para que estas mesmas ações também sejam levadas até os confins da terra no apoio aos projetos missionários.

As atividades desenvolvidas pelas Redes deverão, sempre, observar os princípios norteadores da igreja, e os objetivos que norteiam o Ministério de Proclamação (Filosofia de Ação Ministerial - Proclamação), unindo esforços dos diversos segmentos da sociedade local, para a discussão e ação missionária.

 

Por meio de quem fazemos?

A Missão de Deus não é uma tarefa para heróis solitários. Missões são para toda a Igreja de Jesus Cristo e é uma ordem a ser obedecida em equipe, cada um desempenhando sua função, conforme o dom e o chamado que receberam. Conclamamos aos membros da CBMoema a participarem de ao menos uma Rede Missionária.

 

Como fazemos?

Clique nas redes e obtenha detalhes de sua atuação e se disponha a servir junto.

Base bíblica:

 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mt 5.16 (NVI)

 

Objetivo da rede:

Ação Social, que também podemos chamar de “serviço cristão”, no sentido de suprir necessidades materiais das pessoas, tem por objetivo proporcionar às pessoas e comunidades condições de vida mais dignas, o suprimento básico das carências humanas fundamentais no plano material (moradia, alimentação, saúde, educação, trabalho), aliviar o sofrimento humano, atenuar ou eliminar males sociais que afligem indivíduos, famílias ou comunidades. Não se restringe ao assistencialismo, o serviço cristão pode ir desde o atendimento de necessidades emergenciais, até aquela atuação mais ampla que visa resolver os problemas de modo mais permanente e profundo sempre tendo como mola propulsora a pregação do Evangelho.

 

Características de quem deseja servir nesta rede:

* Ter no coração a compaixão pelo outro;
* Saber trabalhar em equipe;
* Estar sempre aberto a se relacionar com pessoas diversas;
* Saber ouvir e ser empático;
* Capacidade crítica e reflexiva;
* Sensibilidade e proatividade;
* Boa comunicação;
* Habilidade para mobilização e organização.

 

Práticas que podem ser exercidas por esta rede:

* Identificar necessidades e encontrar soluções;
* Auxílio a moradores de rua;
* Amparo a famílias;
* Aconselhamento e acompanhamento bíblico de vulneráveis;
* Mobilizar a comunidade para ações coletivas de auxílio emergencial como arrecadação de suprimentos diversos.

Base bíblica:

“…se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” 1Pe 4.11 (ACF)

 

Objetivo da rede:

Administrar está associado com a atitude de antecipar, ordenar e captar o envolvimento de recursos e pessoas de maneira eficiente buscando a eficácia nos projetos tanto missiológicos como  eclesiológicos, tendo como princípios e orientação a unidade da equipe envolvida através da oração, no desenvolvimento de um plano abençoado pelo Espírito Santo, visando o crescimento do Reino de Deus e a glorificação de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Muitos projetos que são de grande valia ao Reino acabam não atuando como deveriam ou em sua na potencialidade por não compreenderem princípios de administração ou por não terem tempo e recursos para operacionalizá-los.

Esta rede visa auxiliar os projetos missionários que serão desenvolvidos em nossa igreja ou por meio de parceiros estando então conectada com outras redes, captando necessidades e executando ações em respostas a elas.

 

Características de quem deseja servir nesta rede:

* Disponibilizar seus recursos humanos (tempo, habilidades e conhecimentos) e/ou financeiros;
* Saber trabalhar em equipe;
* Estar envolvido com missões ou projetos da Igreja local;
* Ser mordomo e administrador fiel;
* Ter visão para liderar e servir.

 

Práticas que podem ser exercidas por esta rede:

* Contribuir com ideias e soluções de acordo com a demanda apresentada pela Igreja local ou projeto missional;
* Promover maneiras criativas e sustentáveis na captação de recursos;
* Auxiliar na escrita e estruturação de projetos missionários.

Base bíblica:

“Foi então que Deus, aquele que anima os abatidos, revigorou-nos com a chegada de Tito. 2 Co 7.6 (NBV-P)

"Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Cl 1.28 (NVI)

 

Objetivo da rede:

Compreendemos que o ser humano precisa ter suas necessidades básicas supridas. Saúde e educação são basilares para a promoção da saúde integral. Acreditamos na saúde que vai além dos consultórios, na educação que vai além da sala de aula e envolve o ser como um todo.

Como cristãos precisamos auxiliar no desenvolvimento humano e para isso profissionais destas áreas são essenciais. Além de atraentes, especialmente em áreas de vulnerabilidade social, no entanto, nossa missão não é levar somente a ajuda humanitária, mas, sim por meio destas ações apontar para o Autor de nossa salvação, abrindo portas para a pregação do Evangelho.

Contribuir com a sociedade em temas relacionados ao bem estar, bem como apoiar e desenvolver projetos missionários no Brasil e no mundo, em parcerias com igrejas, agências e instituições; esse é o objetivo desta rede.

 

Características de quem deseja servir nesta rede:

* Conhecimento técnico;
* Compaixão pelo sofrimento/necessidade do outro.

 

Práticas que podem ser exercidas por esta rede:

* Organização de mutirões de saúde;
* Palestras relacionadas ao cuidado com a saúde;
* Atendimento online para missionários;
* Escrita de projetos educacionais para instituições parceiras;
* Orientação aos pais missionários na Educação “escolar” de seus filhos;
* Atendimento a crianças com necessidades especiais ou déficits de aprendizagens.

Base bíblica:

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. - 1 Co 15.58 (NVI)

 

Objetivo da rede:

A comunicação é uma ferramenta que promove sinergia para alcançar os resultados almejados e, quando bem trabalhada, auxilia na integração entre os colaboradores, mas o processo somente é bem sucedido quando o destinatário recebe, compreende e interpreta a mensagem.

Ela compreende uma série de ferramentas que visam manter todos os colaboradores a par do que está acontecendo, como planos estratégicos, ações táticas e procedimentos.

De forma resumida, podemos dizer que os meios de comunicação são instrumentos criados para que se propague a informação, portanto esta rede fará uso deles para propagar as obras do Reino chamando outros cristãos para unir-se aos projetos realizados por nossa igreja e/ou parceiros.

 

Características de quem deseja servir nesta rede:

* Gostar de trabalhar em equipe;
* Ser criativo;
* Ser capaz de produzir conteúdo escrito, imagens, vídeos, etc;
* Conhecer sobre cada rede social e suas funcionalidades;
* Conhecer as diferentes ferramentas de mídias sociais;
* Conhecimento em marketing e publicidade.

 

Práticas que podem ser exercidas por esta rede:

* Produzir conteúdo que engaje mais pessoas a praticarem missões;
* Entrevistas com agentes missionais;
* Edição de vídeos enviados pelos missionários;
* Criação de artes para redes sociais;
* Auxílio aos missionários no desenvolvimento da comunicação de seus projetos;
* Produção de Newsletter sobre projetos missionários.

Base bíblica:

Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. At 9.15 (NVI)

 

Objetivo da rede:

Cuidar é o ato de envolver-se ou de responsabilizar-se por algo ou alguém.

O Cuidado Integral do Missionário visa ações que impactem diretamente o mais precioso  recurso da Missão: o missionário e sua família.

Missionários executam uma tarefa de alto estresse, devido às mudanças, adaptações culturais e circunstâncias adversas (violência, guerra, catástrofes naturais, etc.) atuando em posição estratégica para realizar a nossa tarefa de espalhar as boas novas. Por isso além das orações, do apoio financeiro e técnico o que o missionário mais necessita, ao longo da sua carreira, é apoio e encorajamento.

Além de suprir as necessidades materiais e financeiras, queremos atuar em todas as esferas da vida do obreiro. Acolhendo e acompanhando regularmente toda a jornada da missão na vida do missionário: seus projetos para o campo, mas também suas relações pessoais, interessando-se pelo que ele é e não apenas pelo que ele faz, promovendo assim uma relação constante e equilibrada por meio de uma comunicação sadia que não se baseia no hábito de cobranças de resultados, mas sim na escuta ativa e empática.

“A Missão não é do Missionário, nem da igreja e tampouco das agências. Ela é unicamente do Deus altíssimo. Nossa participação nesse evento tão grande e magnífico se restringe à simples manifestação de cuidado com aquilo que foi colocado em nossas mãos: a vida humana.” (João Marcos Cardoso)

 

Características de quem deseja servir nesta rede:

* Estar envolvido diretamente em missões;
* Ser bom ouvinte;
* Aconselhar baseado nos preceitos bíblicos;
* Conhecer com certa propriedade características do mundo missionário atual;
* Ter disposição de tempo e agenda para conversar com os missionários;
* Ser capaz de agir com empatia.

 

Práticas que podem ser exercidas por esta rede:

* Ter conversas frequentes com nossos missionários;
* Perceber as necessidades dos missionários e acionar as demais redes (Ex: transmitir motivos de oração, solicitar aconselhamento pastoral, buscar apoio logístico...);
* Realizar (ou solicitar) aconselhamento pastoral;
* Fazer visitas ao campo missionário.

Base bíblica:

Ali, encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas. At 18.2-3 (NVI)

 

Objetivo da rede:

Essa rede tem como objetivo unir pessoas que tenham um espírito empreendedor e que estejam dispostos a pensarem, discutirem e se engajarem em projetos e negócios que abranjam as questões espirituais, sociais, econômicas e ambientais mais urgentes em todos os contextos da sociedade e que principalmente levem o Evangelho inteiro ao mundo todo, de forma a transformar positivamente, através deles, as pessoas e as comunidades que estão tanto em nossa Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da Terra.

Impulsionar projetos já existentes bem como criar possíveis novos projetos através do know-how e skills dos integrantes da rede para revelar Jesus, demonstrando valores do reino de Deus como um modelo de valores de trabalho, fidelidade e empreendedorismo, providenciando assim um contexto e veículo para impactar a vida das pessoas, comunidades e nações, permitindo a plantação de igreja e mobilização de movimentos de missões locais e autóctones, através de parcerias e colaboração com outros envolvidos na comunidade empreendedora/empresarial missionária para compartilhar experiências, melhores práticas e recursos.

 

Características de quem deseja servir nesta rede:

* Estar envolvido em missões;
* Ter ideias;
* Ser criativo;
* Conhecer características do mundo missionário atual;
* Saber trabalhar em conjunto;
* Ter noções de empreendedorismo.

 

Práticas que podem ser exercidas por esta rede:

* Pesquisas sobre o cenário empreendedor no bairro de Moema - SP, cidades, estados e países;
* Pesquisas sobre projetos existentes e como podemos nos engajar como igreja;
* Estar atento às necessidades de outras redes e auxiliá-las com ideias e execução dos projetos.

Base bíblica:

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” Ef 6.18 (NVI)

 

Objetivo da rede:

A Igreja e cada cristão individualmente são chamados ao fascinante ministério da intercessão.

Interceder é colocar-se no lugar do outro e pleitear a sua causa, como se fosse sua própria. É estar entre Deus e os homens, a favor destes, é se colocar na “brecha” (Ez 22.30) tomando seu lugar e sentindo sua necessidade.

A intercessão e a evangelização são interdependentes, caminham unidas, não podem nem devem separar-se uma da outra. Sem intercessão a evangelização não terá força, não terá consistência. Mesmo que exista pessoas capacitadas em técnicas para poder falar, pregar, expor um tema, se não houver suficiente intercessão faltará nestes serviços a unção.

Diante disto, a Rede de Intercessores é composta de voluntários, irmãos em Cristo, que compreendem que seu papel na Grande Comissão é estar na retaguarda clamando por todos os envolvidos nas ações missionárias locais e pelo mundo.

 

Características de quem deseja servir nesta rede:

* Tem um forte senso de total dependência de Deus;
* Consagra-se à oração e à Palavra;
* Acredita que Deus responde às orações e que o Eterno intervém na História por intermédio das súplicas do Seu povo.

 

Práticas que podem ser exercidas por esta rede:

* Intercessão contínua pessoal e em grupo;
* Realizar intercessão pelas famílias missionárias e intercessão PPP (Povos, Projetos e Parceiros);
* Movimentos de oração com a igreja;
* Partilhamento de pedidos de oração para os membros da igreja.

Como ajudar?

Se você é um cristão, sabe que o dever de anunciar a Cristo é seu e de todos nós. Por isso participe oferecendo seus dons e talentos, seu tempo, conhecimentos e recursos materiais. Escolha uma Rede e junte-se a nós!

Campos marcados com * são obrigatórios

Book your tickets