O início de um sonho
A história da Comunidade Batista em Moema teve início em 2008, quando Lisânias Moura, pastor líder da Igreja Batista do Morumbi, lançou o desafio de desenvolver um projeto de descentralização da IBMorumbi pela cidade de São Paulo. O intuito era “replicar” a Igreja Batista do Morumbi em outros bairros da cidade, com a mesma programação e as mesmas mensagens.
Em resposta ao desafio foi criado um grupo de trabalho que, sob a coordenação de Marcos Amado, à época pastor de Missões da IBMorumbi, estabeleceu um cronograma para a implementação do projeto e passou a estudar possíveis locais.
Planejamento
Depois de algumas reuniões e análise de diversos dados, o bairro de Moema foi o escolhido para a plantação da nova igreja. Alguns dos motivos para a escolha foram:
● Poucas igrejas evangélicas no bairro;
● Características socioculturais semelhantes às da IBMorumbi;
● Grande quantidade de frequentadores da IBMorumbi residentes em Moema.
Diversas ações aconteceram com o objetivo de chamar a atenção dos membros e frequentadores da IBMorumbi, como a ação de divulgação que aconteceu no hall da igreja, onde, ao final dos cultos, pessoas com camisetas com os dizeres “Ame Moema” explicavam a visão missionária e distribuíram material informativo. Um grupo de aproximadamente 120 pessoas apoiou o projeto.
O primeiro PG
No início de 2009 foi criado um Pequeno Grupo (PG) em Moema com a missão de agrupar pessoas para o projeto. Claudio Cesar Duarte, membro da equipe ministerial da IBMorumbi e morador do bairro, foi escolhido para liderá-lo. No salão de festas do prédio onde moravam, ele e sua esposa Denilma passaram a receber os participantes e conduzir os encontros. Semanas depois o pastor Paulo Moreira e sua esposa Claudia juntaram-se ao grupo, passando a integrar o projeto.
Culto de Envio
O presbitério da IBMorumbi indicou Paulo Moreira e Claudio Cesar Duarte como líderes da Comunidade Batista em Moema. Em 29 de setembro de 2009, em um “culto de envio” na Igreja Batista do Morumbi, eles foram abençoados e oficialmente enviados para conduzirem a igreja que estava nascendo.
O projeto ganhou uma autonomia estratégica quase completa, adotando uma linha ministerial própria, com liberdade para definir os temas de pregação e programa de ensino infantil e adulto.
Celebração inaugural
No dia 4 de outubro de 2009 aconteceu no Hotel Bourbon, na av. Ibirapuera, a celebração que marcou o início da CBMoema. Em um auditório para 750 pessoas completamente lotado, contando com a participação do coral e da orquestra da IBMorumbi, o pastor Lisânias Moura pregou naquela manhã.
A inauguração foi transmitida ao vivo para a IBMorumbi. O período de louvor aconteceu separadamente em cada local, mas a mensagem captada no Hotel Bourbon foi apresentada no telão da IBMorumbi, de forma que todos puderam participar daquele momento histórico.
Primeiros cultos
As primeiras celebrações eram realizadas alternadamente no Hotel Bourbon e no Hotel Quality, em Moema, aos domingos pela manhã. Várias iniciativas para a divulgação da nova igreja foram feitas no bairro, incluindo a distribuição de folhetos nos edifícios e estabelecimentos comerciais da região.
Mudança de "casa"
No início de 2011, quando a frequência dominical estava próxima a 180 pessoas, a CBMoema passou a realizar suas celebrações no Centro de Convenções Milenium, localizado no edifício do Secovi, na Vila Clementino, onde se encontra até hoje.
O edifício abriga espaço para as reuniões dominicais da congregação, Escola Bíblica Dominical, CBMoemaKids em suas diversas faixas etárias, pré-adolescentes e reuniões de grupos específicos que acontecem na manhã de domingo.
Emancipação da IBMorumbi
Em 3 de março de 2013 celebramos nosso culto de emancipação, quando oficialmente nos tornamos uma igreja filiada à Convenção Batista Brasileira e independente da Igreja Batista do Morumbi. Assim, fechamos um ciclo de nossa existência e entramos em uma nova fase com características e desafios próprios. Com a presença de vários pastores e auditório cheio, a congregação foi examinada e pelo pastor Joelito Silva dos Santos, presidente da SUDOCAP.
E assim a CBMoema foi crescendo com a graça de Deus.